Make your own free website on Tripod.com

Hadarah Khalil

Home   História   Tipos de Dança   Benefícios   Galeria  Aulas

Currículo   Contatos   Links   News

 

Tipos de danças

Um breve comentário

 

Dança Tradicional

Dança solo sem uso de acessórios, onde a dançarina demonstra toda a sua criatividade e experiencia com os movimentos corporais.

Véu

A dançarina utiliza um véu, normalmente ao som de melodias mais suaves, o véu entra em harmonia com a dançarina em que os dois dançam juntamente tornando-os um só.

Véu Duplo

A dançarinha utiliza 2 véus para a dança, também é normalmente utilizada melodias lentas e suaves.

Saidi

Utiliza-se a bengala ou o bastão, a melodia é rítmica folclórica e muito alegre.

Khaleege

A dançarina usa uma bela bata, demonstrando toda a beleza dos seus cabelos e marcando os movimentos de seu corpo com a bata, a melodia também é folclorica.

Taças

Dança de origem egípcia, a dançarina dança ao som de musicas suaves com toques do oriente e egipcio. As taças são movimentadas com as mãos e pulsos.

Candelabro

Também é uma dança egipcia e a melodia é a mesma utilizada na dança com taças e o candelabro é equilibrado na cabeça.

Snuj

A dançarina utiliza os snujs nas mãos tocando-os no mesmo ritimo da música que geralmente é bem alegre, mas também pode ser utilizado em melodias mais suaves.

Duff

Instrumento também de percussão árabe. Dança-se com ele em uma das mãos, fazendo marcações em tempos musicais, bem parecido com aquelas danças típicas ciganas.

Solos de Derbake

A dançarina não utiliza acessórios. Ela dança ao ritimo de um belo solo de percussão árabe com muitos derbakes e afloreios.

Espada

Uma bela dança em que a dançarina deve equilibrar a espada em vários pontos do corpo e ao mesmo tempo fazendo rodopios e movimentos e partes do corpo.

Punhal

Dança em que a dançarina utiliza um punhal que pode ser ao som de melodias tanto lentas quando mais alegres. Geralmente o punhal localizado em partes especificas do corpo tem algum significado que é passado ao publico.

7 Véus

Dança em que se é utilizado 7 véus de cores diferentes, amarrados no corpo. A dançarina tira aos poucos os véus até que no final da música ela fique somente com a roupa tradicional. A muitas partes misticas nessa dança, como também em todas as outras aqui ditas.

Serpente

A dançarina fica acompanhada de uma linda serpente, em que esta fica no corpo da dançarina, dançando juntas. É utilizado melodias lentas e suaves lembrando o antigo egito.

Dabke

Dança folclorica em que a dançarina faz movimentos marcados com os pés, utilizando passos especiais, normalmente ela é acompanhada de um homem.

Turibulo

Uma dança em que a dançarina utiliza um turibulo para purificar um ambiente afastando as más energias. Melodias lentas e roupa tradicional

Milaya Leff

Dança do suburbio do Cairo, folclorica também, com melodia especial e traje especial para a dança. O mais divertido é ouvir as dançarinas se comunicando em Árabe.

Baladi

Dança com caracteristicas da terra, dança com trajes tradicionais ou um traje especial do tipo árabe antigo.

Flores

Dança pouco utilizada, em que a dançarina dança com uma cesta de flores em que ela ofereçe para o público. Caso seje utilizada, normalmete é a primeira dança de um espetáculo ou apresentação, devido as boas vindas simbolicas ao entregar a flor.

Entre outras...

 

Como eu disse anteriormente, todas essas danças tem uma parte mística que pode ter diferentes modos de demonstra-las. Aqui eu dei mais enfase a parte técnica de cada uma delas aqui escritas. Caso desejem saber um pouco mais sobre a parte mística de alguma dança em especial, me envie um e-mail.

 

Atualizado dia 12/03/2005

No ar desde 15/01/2002

Hadarah Khalil - Brasil - 2002 / 2005 - Todos os direitos reservados.